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segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Turismo: ações e contradições da realidade cearense

Roteiros turísticos integrados
A SETUR (2000, p. 31), conhecendo a realidade cearense criou os “caminhos que agregam e interligam atrativos, referentes a temas específicos, os chamados Roteiros Turísticos Temáticos. Esses roteiros foram assim definidos: “Roteiro do Turismo Religioso”, “caminhos da fé”, “Roteiro Cultural” “caminhos da arte, tradição e memória”, Roteiro do Eco-turismo” “caminhos da natureza e vida rural”, “Roteiro de Negócios e Eventos. Caminhos da Produção”, “Roteiro do Turismo Esportivo. Caminhos dos esportes de ação e natureza”, Roteiro do turismo de Sol e Praia – caminhos do lazer”.
Esses roteiros estão associados aos mais expressivos atrativos dos geossistemas cearenses: litoral, serra e sertão, interligadando-os.
O conhecimento das especialidades de cada roteiro privilegia a comunicação da diversidade de atrativos e viabiliza a interligação dos diversos caminhos de uma mesma macro região.
A promoção do destino turístico Ceará. A SETUR vem promovendo o Ceará como destino turístico nas diversas feiras e congressos turísticos no Brasil e no exterior.
Fortaleza tem captado muitos eventos, que ajudam a definir o Ceará como destino de eventos. Isso tem ajudado a oferecer trabalhos a muitas pessoas, mesmo que temporariamente.
As condições naturais do Ceará consolidaram a imagem de sol e praia, cuja divulgação e trabalho tem captado muitos eventos esportivos que incluíram o Ceará no calendário dos esportes, um exemplo é o Circuito Mundial de Windsurf.
O planejamento turístico impõe a conciliação de diversos usos do território e de diversas práticas de turismo. Daí a importância de infra-estruturar as localidades, repensar o atendimento, preparar melhor os profissionais para atuarem no setor.
Outra forma de promover o Ceará como destino turístico foi à utilização de espaços em revistas especializadas em turismo, nacionais e internacionais. A SETUR vem divulgando o Ceará nos seus aspectos físicos e culturais, com imagens de jangadas, dunas, vales, bicas, serras, flores, igrejas, estátua de Padre Cícero, artesanato, gastronomia, equipamentos e danças. O que fica evidente é a comunicação do Ceará turístico como um destino rico em atrativos que extrapolam o litoral. A imagem de destino de sol e praia é a imagem competitiva do Ceará.
A promoção de novos produtos e segmentos diferenciados de sol e praia, como o ecoturismo, o turismo de esporte, turismo rural, precisa ser mais bem definida para que essa imagem turística do Ceará possa ser conhecida e possa ser capaz de captar novos fluxos. Dessa forma, o material promocional, as campanhas, tem que comunicar esse potencial para o mercado. A oferta turística do Ceará tem que ser ampliada, e bem direcionada, porém isso implica em grande esforço de planejamento da atividade, como também de prospecção dos mercados.
O Ceará como produto turístico em várias vitrines.
A inserção do Ceará no turismo nacional inicia – se a partir dos anos 1970. Mas a diversificação do destino que engloba, além das praias, sertão e serras tem atraído turistas internacionais a partir dos anos 1990.
No cenário nacional, Fortaleza figura como uma das destinações de pacotes de várias operadoras.
Percebemos ainda que seja necessária uma maior gestão do turismo, que privilegia a qualidade de vida da população local, pois o que é o bom residente, também é bom para o turista.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CORIOLANO, L. N. T. M. e FERNANDES, Laura Mary. Turismo: ações e contradições da realidade cearense. IN: BORZACCHIELLO, José CAVALCANTE, Tércia, SOUSA, Maria Salete, DANTAS, Estógio (org.). Ceará: um novo olhar Geografico. Ediçoes Demócrito Rocha. Fortaleza, 2005 (p. 399-407).
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